3 de fev. de 2011

"A cena metal curitibana está em franco crescimento"


Pra quem acha que a cena curitibana de Metal é fraca e desunida, segue este excelente artigo de Andre Smirnoff, de um dos caras mais experientes da fotografia no meio musical. Ele é um dos editores do Arquivo Metal CWB e do X-Press On. Também colabora com o Portal Rock Press, Universo do Rock, Metalvox, Mondo Bacana, Stryke Met e a Rock Brigade. Confira:

"Curitiba e Metal
Carta aberta a Produtores, Bandas e Público,

Sei que não sou filho desta terra, mas desde 1999 me considero um pouco Curitibano. Cheguei aqui para trabalhar e aos poucos fui me adaptando e conhecendo melhor cada pedaço da cidade.
Como muitos sabem, venho da “Cidade Maravilhosa”, e ela com todos seus encantos, ainda é muito vista e querida por bandas e produtores.

Mesmo com tantos atrativos, hoje Curitiba está em destaque e cresce a cada show.  E como todos sabem, não é de hoje que várias bandas internacionais já tocaram aqui e não foram ao Rio.

Nossas diferenças começam pelas características de nossos produtores e público. 

Curitiba é diferente, pois é uma cidade virando uma metrópole, e com isto, todas as áreas estão em franco crescimento possibilitando a cada dia mais e mais pessoas tendo acesso a mais cultura.
Enquanto lá Produtores reclamam, os daqui se unem, se respeitam e se ajudam, numa atitude única de profissionalismo, e mostrando sua generosidade em divulgar eventos de outros dentro de seus próprios. 

O público daqui é muito mais ativo e consomem mais produtos, vide nossas lojas sempre cheias de compradores, e os shows sempre com números melhores do que de lá. E lembrem, somos  2 milhões contra 6 milhões de pessoas do Rio. 

Mídias

Sempre comento com todos produtores, mídias,  bandas e pessoas que devemos olhar para frente, e não se prender a passado e sim aprender com ele.  Não será com atitudes negativas que fortalecerá ou aumentará o meio, mas sim com profissionalismo de todas mídias, bandas e produtores é que cresceremos e iremos obter mais espaço, mais shows, e assim mais respeito.

Trabalho arduamente no que acredito e amo, e ano passado depois de acumular trabalhos para 4 sites ( e hoje já são 6 ) criei a X-Press ON!, que é uma agência de notícias direcionada para informações, agenda, notas, resenhas de shows e futuramente assessoria de imprensa e produtora, para colocar ainda mais Curitiba em evidência. 

Quando não conseguimos dar uma nota, ou ter uma resenha e fotos para enviar para os veículos, todos nós saímos perdendo, mídia, produtores, lojas, as casas de shows, bandas e público. Não existe vantagem ou lucro em pensar diferente. Pra ninguém.

“Enquanto todos são iguais é muito fácil ser unido pois na verdade são todos um só. A verdadeira união só nasce a partir da diferença.” (Leon Manssur – Apokalyptic Raid, 1987)

Somos diferentes, mas isso não significa que não podemos ser nós mesmos e ainda sermos um só.
Com união e profissionalismo todos sairão ganhando e é nisso que temos que nos focar para continuarmos neste caminho que traz mais shows e ainda também traz Curitiba mais para a mídia.
Achar que é melhor, que faz mais, que os outros são falsos, e tudo mais que são apenas coisinhas de “ego”, são coisas infantis e que em nada agregam. Quero é ver mais pessoas ajudando, se interessando, participando, interagindo, crescendo e fortificando a nossa cidade!

O HM está em nossas veias e nunca deixaremos de ter orgulho do que somos.

Força Curitiba!"

7 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena acreditar e lutar, parabéns André.

Anônimo disse...

Valeu pela iniciativa!

Antônio Pirani - Rock Brigade disse...

Caros André e demais,

Muito bonito!

Reforço suas palavras. Como todos sabem, Curitiba é como
se fosse minha segunda casa, tantos anos sendo sempre bem
recebido por amigos e parceiros, todas as vezes que tenho o
privilégio de visitar esta maravilhosa cidade!

Contem sempre com o apoio irrestrito da Rock Brigade
(revista e site) para divulgar os eventos daí.

Abraços a todos e muito obrigado pelo carinho de sempre.

Toninho

Andre Smirnoff disse...

E parabéns para o Curitibano Anderson Silva mais uma mostra da garra, luta e força local!

Vito Cuneo disse...

Parabéns pelo texto. Concordo, mesmo assim eu exijo mais da cena da cidade!

Unknown disse...

acho que exiger mais da cena é um dever de todos, porque afinal, é essa vontade de ver a coisa sempre melhor que coloca as coisas em movimento e nos fortalece. concordo com o andre. tenho as mesmas impressões sobre nossa cena. nossa união nos fortalece e é por isso que somos reconhecidos, como bem frisou o toninho, editor da rock brigade.

Anônimo disse...

Concordo com a sua carta e admiro sua atitute. Porém estamos longe de ter uma cena metal em Curitiba, tenho banda, e nenhum destes bares, casas de shows,etc não apoiam as bandas de musica própria. só querem saber de bandas covers, nada contra as bandas cada um faz o que quer, mas todos estes lugares ganham uma grana f.d.p. e colocam bandas de baixa qualidade, pois com isto não precisam pagar nada, infelizmente Curitiba é um lixo, e com relação aos show, infelizmente colocam equipamentos horríveis para as bandas virem tocar, e consequentemente ganham mais grana, nada mais certo o que o WASP fez da ultima vez, prometem uma coisa e chega na hora é outra. Aqui se as bandas não possuem grana não tocam, ou ter que ser puxa saco do dono do bar, estamos longe te ter uma cena como de São Paulo. Mas enquanto isto vamos lutando, não podemos desistir!!
Vinicius - Savage Rage

Postar um comentário