7 de abr. de 2011

Especial: 5 melhores do power metal

Semana passada foi confirmado os shows de duas bandas que ha 10 anos faziam muito sucesso em Curitiba, estou falando do Stratovarius e Helloween. Certo é que essas bandas perderam publico e a cena power metal esta carente e fãs. Então, para chamar atenção do publico para as bandas e até mesmo alguns álbuns, resolvi escrever e eleger as 5 melhores bandas desse subgênero.

Mas antes uma definição, que todo mundo sabe, acredito. Power metal é associado a um som épico, com origens incertas e heranças que vão desde o speed metal ao thrash metal, até uma forte influencia da música erudita, observada em alguns subgêneros. Uma teoria corrente hoje defende a idéia que o estilo foi fundado por Kai Hansen e Michael Weikath (ex-integrantes do Helloween), fazendo uma versão mais melódica do heavy metal, e que mais tarde esse novo estilo veio a ser chamado de power metal.

Bom, vamos ao que interessa, vou começar em ordem decrescente, ou seja, do 5º ao 1º, só para causar um suspense.

5º - Blind Guardian (Alemanha). A banda já teve mais de 17 lançamentos, entre álbuns de estúdio, EP's e Dvd's. Entre os seus principais sucessos, estão musicas que fizeram parte da trilha sonora do filme "Senhor do Anéis". Os principais álbuns, que merecem destaque, são:

Imaginations From The Other Side (1995)
Nightfall In Middle Earth (1998)
A Night At The Opera (2002)
A Twist In The Myth (2006)

4º - Sonata Arctica (Finlandia). É uma banda relativamente nova, o 1º álbum é de 1999. Que inclusive já se apresentaram em Curitiba na época, se não me engano o show foi em 2001 ou 2002. Nesse período, foram 11 lançamentos, incluindo 3 EP e um álbum ao vivo. Os álbuns que merecem destaque são:

Ecliptica (1999)
Silence (2001)
For The Sake Of Revenge (2006)

3º - Stratovarius (Finlandia). Essa é uma das antigas, que podemos intitular como oldscholl. Primeiro album é o "Fright Night" de 1989, mas os integrantes desse álbum não fazem mais parte da banda. São exatos 20 lançamentos, também incluindo EP's e Dvd's. Fizeram grande sucesso com o "Infinite" de 2000, que inclusive passaram por Curitiba nessa época. Os principais álbuns de estúdio, são:

Visions (1997)
Infinite (2000)
Intermission (2001)
Elements Part 2 (2003)

2º - Gamma Ray (Alemanha). Essa é uma das mais famosas bandas desse subgênero. Me arrisco a dizer que é uma banda "lado B" do power metal (se é que existe isso, sem querer inventar moda). O cara da banda é o guitar/vocal Kai Hansen, que já participou do Helloween, fundou o Gamma Ray em 1990. São 15 lançamentos, onde destacamos:

Insanity And Genius (1993)
Land Of The Free (1995)
Powerplant (1999)
Blast From The Past (2000)
No World Order (2001)

1º - Helloween (Alemanha). Obviamente, não poderia ficar de fora. Me arrisco a dizer que é a melhor banda do subgênero, e ainda a banda mais conhecida do estilo power metal. Helloween, ja se apresentou varias vezes em Curitiba. A primeira vez foi no Skol rock, em 1998 na Pedreira, com Iron Maiden, tour do album "Time Of The Oath" (1996), e eu estava la. Também são mais de 20 lançamentos, entre coletâneas, álbuns ao vivo, EP's. Enfim, a banda tem um vasto trabalho, com mais de 20 anos de estrada. Os principais lançamentos são:

Keeper Of The Seven Keys Part I (1987)
Keeper Of The Seven Keys Part II (1988)
Master Of The Rings (1994)
Time Of The Oath (1996)
Metal Jukebox (1999)
The Dark Ride (2000)

Galera, espero ter ajudado e divulgado (mais) sobre o genero. Aproveite e participe!

5 comentários:

Felipe Leite disse...

dae vito..parabéns pela matéria.
ótima como sempre.

Concordo e discordo em alguns pontos...vamos lá:

1º - Helloween - Justo! totalmente merecido. Apenas discordo em ter citado o Metal Jukebox e não ter citado o clássicasso Walls of Jericho (na minha opinião, melhor play dos alemães).

2º - Gamma ray - concordo em genero, número e grau com tudo o que foi citado a respeito da banda bem como a 2ª posição.

3º- stratovarius - particularmente não gosto da banda, mas a posição é justa pela importância dentro do estilo. só acho que os albuns infinite e os elemts (chatíssimos) poderiam ter sido substituídos pelos mais clássiquinhos II e Dreamspace ou o recente stratovarios.

4º - Soneca - totamente dispensável...hehe
Da época que o gênero tava saturando, não apresenta nada de interessante. Apenas músicas chatas e masturbatórias. Poderia ter sido substituído por Angra, Edguy ou Rhapsody (não gosto nem um pouco de nenhuma das 3, mas todas tem importância bem mais relevante pro gênero, especialmente o Angra)

5º -* Blind Guardian - Justo novamente. Apenas mudaria os albuns citados e colocaria os dois primeiros que são clássicos!

no mais...parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

Matéria legal, as indicações do Helloween foram excelentes .... mas indicar Blast From The Past do Gamma Ray é tenso, é disco de regravações auheuaehaeaheuhaeuah

Dylon disse...

Gammaray em absoluto, o resto já era, vamos ver se Helloween e Strato mandam bem agora...

Anônimo disse...

Vito, bacana a materia. Só discordo em alguns pontos:

Eu citaria o Roberval, digo, o Hammerfall no lugar do Peidata Artica, que é realmente um lixo... Rhapsody, Edguy e Angra tambem podem ser citados como icones do estilo.

Discos do Blind Guardian, Imaginations e Nightfall, ok. Mas deixar Somewhere Far Beyond e Tales From The Twilight World de fora, no way...

Discos do Strato, Episode e Fourth Dimension, junto com o classico Visions, sao disparadamente os melhores.

Discos do Gamma Ray, na minha opiniao, Heading For Tommorow e Somewhere Out In Space precisam ser citados.

Discos do Helloween, de fato, o Walls of Jericho é obrigatorio, o Metal Jukebox 100% dispensavel e o Dark Ride é fraquissimo...

Fica 1 abraço

Gustafah

Violeta disse...

1º Blind Guardian...
eu ficaria com os seguintes álbuns:

1989 - Follow the Blind*
1990 - Tales from the Twilight World
1992 - Somewhere far Beyond
1995 - Imaginations from the Other Side
1998 - Nightfall in Middle Earth

*Cara, por mais que não fosse tão característico o som power metal que eles viriam a desenvolver, fala sério, esse álbum é um dos melhores já feitos, na minha humilde opinião!

2º Helloween (Walls of Jericho, Keeper I e II)
3º Stratovarius (Fright Night, Twilight Time, Visions)
4º Gamma Ray (Insanity And Genius, Heading For Tommorow)
5º Hammerfall (Glory to the Brave, Legacy of Kings)


Minha opinião!
Até mais.

Postar um comentário