17 de mai. de 2010

Morre a lenda Ronnie James Dio

Morreu na manhã deste domingo, dia 16, aos 67 anos Ronald James Padavona, mais conhecido entre os fãs como Ronnie James Dio. Diagnosticado com um câncer de estômago, em novembro de 2009, Dio vinha lutando contra a doença desde então.


Descendente de italianos, Dio nasceu em Portsmouth, nos Estados Unidos, em 1942, e foi registrado Ronald James Padavona (o nome com que se tornou conhecido, Dio, era um pseudônimo adotado em homenagem ao ramo italiano de sua família). Começou a fazer nome no cenário do rock com a banda Rainbow, nos anos 1970 – na qual tocou com o guitarrista Ritchie Blackmore, do Deep Purple. Depois, assumiu o posto de vocalista de uma das bandas símbolo do metal, substituindo Ozzy Osbourne no Black Sabbath, a convite de Tony Iommi, partir do álbum Heaven And Hell (1980). Emprestou a voz ao grupo também nos discos Mob Rules (1981) e Live Evil (1982) – e, como parecia tradição entre os vocalistas do Sabbath, saiu do grupo com relações estremecidas com os demais integrantes (a exemplo do Ozzy que substituíra). Seu primeiro trabalho solo foi o disco Holy Diver (1983).

Apesar disso, Dio voltou a tocar com o Sabbath em um disco de 1992, Dehumanizer, e em uma turnê de 2007 com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice para divulgar uma coletânea com o melhor produzido pela banda durante seus anos como vocalista. Acabaram rebatizando o grupo como Heaven And Hell, com o qual lançaram o álbum de inéditas The Devil You Know, em 2009. Dio interrompeu os shows em novembro do ano passado ao ser hospitalizado.

Há exatamente um ano, Dio esteve no Brasil em turnê com o Heaven & Hell, que passou por Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 17 de outubro de 2006 ele também passou por Curitiba.

Com informações de Metal Mojo e Rock Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário