26 de set. de 2010

Review: Scorpions pela última vez

Por Felipe Leite

Apesar do frio e da chuva durante a parte da tarde, era agradável a noite de terça feira dia 2 de setembro. Após tomar umas cervejas adentrei o Expotrade com alguns amigos por volta das 21horas.
Por alguma razão desconhecida o Tierramystica, que deveria ter feito o show de abertura, não tocou. E nada contra o trabalho dos gaúchos que apesar de extremamente profissional e extremamente bem executado dentro de seu estilo quase nada tinha haver com a banda alemã, além de termos ali um típico show que não pede abertura alguma.

Após as 22horas (um enorme atraso) as luzes se apagam e começa a introdução da canção que dá nome ao mais recente álbum dos alemães, "Sting in the Tail" quando então Klaus Meine (V), Matthias Jabs e Rudolph Schenker (G), Pawel Maciwoda (B) e James Kottak (D) sobem para começar a apresentação com o pé esquerdo.

Logo no primeiro acorde ouviu-se uma microfonia e um estrondo e devido a problemas com o som, logo de cara, ninguém conseguia ouvir absolutamente nada do que a banda estava tocando, além da bateria. Como provavelmente o retorno estava funcionando normalmente a banda continuou tocando enquanto o público não entendia o que estava acontecendo o que inevitávelmente gerou vaias por boa parte dos presentes.
Para ser bem sincero, não fosse a intro e o fato dessa musica estar abrindo todos os shows ao longo da turnê, nem me arriscaria a dizer que se trata de "Sting in the Tail" já que estava irreconhecível. Um fato deprimente por parte da organização que quase destruiu aquele que para muitos deveria ser um momento para ficar na história.

Após o término da primeira música, conseguiram arrumar os equipamentos e a banda partiu para a ótima "Make it Real". Embora conseguíssemos escutar tudo, o som estava mal equalizado e muitas vezes se embolava.
A clássica "Bad Boys Running Wild" veio logo em seguida e o som começava a dar sinais de melhora. A banda mostrava empolgação e uma presença de palco marcante, mas boa parte do público permanecia apática. Em seguida a também clássica e indispensável The Zoo manteve o ritmo forte do show.
A instrumental "Coast to Coast" (com Klaus Meine na terceira guitarra) deu uma acalmada nos ânimos. Para falar bem a verdade confesso que a música não empolga tanto ao vivo mas não deixou de ser válida.

O público volta então a agitar com a animada “Loving You Sunday Morning” e a excelente balada “The Best is Yet to come” do mais recente álbum e que, na minha opinião, foi a balada mais legal do show com Klaus Meine arrancando do público o marcante e grudento refrão.
Em seguida mais duas baladas. Os alemães pegaram muita gente (inclusive eu) de surpresa com “Send Me Na Angel” do álbum Crazy World. A música levantou grande parte do público que cantou junto com a banda, assim como “Holiday”, imendada logo em seguida.
Voltando a deixar o show mais animado vieram “Tease me Please me” e a pesada e rápida “Dynamite” do álbum “Blackout”, com a banda mostrando sempre uma performance de palco impecável. Excelente música e indispensável nos shows! Uma de minhas favoritas.

Dando novamente uma esfriada nos ânimos, começa então o já tradicional solo de bateria de James Kottak, o “Kottak Attack”. E que momento!!!
Além de toda a técnica e empolgação do baterista, que agitou muito subindo na bateria, se movimentando atrás da mesma e se comunicando freqüentemente com o público, rolou um filme nos telões em que o próprio James Kottak era o protagonista em várias situações que remetiam a diversos discos da banda. Hora ele estava dentro de uma jaula (“Pure Instinct”), hora se “amassando” com uma mulher (“Love at First Sting”), hora em uma praia frente a um cachorro e a uma garota (“Animal Magnetism”) além de outros. No final do solo o vídeo se encerrou com ele sendo eletrocutado, referência ao disco “Blackout”.

Logo após isso a banda (com Rudolph Schenker caracterizado como bigode, garfos presos aos olhos e um lenço na cabeça) entrou no palco detonando tudo com a violenta música que dá nome ao disco de 1982: “Blackout”! Particularmente, música que mais gostei o show inteiro.
Novamente outro solo, dessa vez de Mathias Jabs, o “Six String Sting”. Ótimo solo seguido de mais um clássico, cantado por boa parte do público presente no Expotrade: “Big City Nights”.

A banda deixa o palco e volta para o encore com uma de suas baladas mais famosas: “Still Loving You” que, como esperado, gerou vários beijos apaixonados entre os casais presentes e trouxe arrepios ao público que novamente cantava emocionado em uníssono. Quando executaram essa música já tinha certeza que a quase indispensável “Wind of Change” ficaria de fora do set já que ao que tudo indicava a próxima música seria a saideira na qual não poderíamos ter imaginado outra coisa senão “Rock You Like a Hurricane” que levou ao delírio os quase 7.000 presentes no Arena Expotrade e que, novamente, cantaram a plenos pulmões junto com a banda.

Terminado o show, baquetas (várias delas) e palhetas jogadas ao público, a banda se despede e deixa o palco.
Muitos presentes ainda esperaram na esperança de que a banda voltasse para executar “Wind of Change” e não demorou muito para puxarem um coro pedindo a canção. Assim que entrou o som mecânico o público começou a deixar o local, alguns revoltados devido a ausência da música, outra parte dos fãs plenamente satisfeita com relação ao set que, na minha opinião, foi impecável.

Bom...na minha opinião, no meio de tantos clássicos memoráveis executados por maestria pela banda “Wind of Change” não fez falta. Show perfeito e impecável por parte da banda. Lamentável por parte da produção. Seja lá de quem tenha sido a culpa pelos erros ocorridos naquela noite fica aí mais um episódio deprimente para a história da nossa cena e que deve ser esquecido logo.
Mas independente dos erros, os bons momentos dessa noite, protagonizado pelos velhos escorpiões do rock, são algo que serão guardados na memória e nos corações de todos ali presentes. Simplismente inesquecível!

  1. Sting In The Tail 
  2. Make It Real 
  3. Bad Boys Running Wild 
  4. The Zoo 
  5. Coast To Coast 
  6. Loving You Sunday Morning 
  7. The Best Is Yet To Come 
  8. Send Me An Angel 
  9. Holiday 
  10. Tease Me Please Me 
  11. Dynamite 
  12. Kottak Attack 
  13. Blackout 
  14. Six String Sting 
  15. Big City Nights

Encore
  1. Still Loving You 
  2. Rock You Like A Hurricane

Um comentário:

Camila Buzzo disse...

Pois é, apesar de tudo o show foi fantástico e inesquecível.. quem já teve a sorte de vê-los antes sabia que seria um espetáculo por parte da banda!

Quanto orgulho de ser fã do Scorpions! Vocês estarão sempre no meu coração!

Postar um comentário