4 de nov. de 2010

Entrevista: Red Dawn Seasons - misto de Death Metal e Hardcore

Por Vito Cuneo

Vamos quebrar o protocolo mais uma vez com a banda dessa semana, Red Dawn Seasons é uma das bandas da cidade que faz um som misturando o Death Metal e Hardcore, atualmente há quem denomine como metal core. Chamamos para um papo o batera Krug, conversamos como sempre sobre o trabalho da banda e a cena metal de Curitiba. Confira:

VC - Primeiramente quero agradecer a atenção do batera Krug, a participação da banda Red Dawn Seasons, com a entrevista para o Blog Arquivo Metal CWB. Para começar, conte um pouco sobre a história da banda?
Krug: Eu que agradeço em nome da banda pela oportunidade. O Red Dawn Seasons foi formado em 2006, descendente de outra banda, chamada Sleetch, dos 5 integrantes do Sleetch, 4 formaram o Red Dawn Seasons, eu, os 2 guitarristas da banda na época e o baixista, um dos guitarristas hoje é o vocalista do RDS, após um tempo fechamos a formação com mais uma guita, e assim ficamos em 5 novamente.

VC - Red Dawn Seasons surgiu em 2006, oriunda de outras bandas da cidade. Essas bandas tinham som parecido com o atual? Como isso aconteceu?
Krug: Quando entrei no Sleetch, eu também tocava em outra banda chamada “Nameless?” Que logo depois acabou, assim eu fiquei definitivamente no Sleetch, e, logo após o Sleetch também acabou, portanto posso dizer que o RDS veio do término dessas 2 bandas, mas nenhuma das 2 fazia um som parecido com o que hoje é o RDS, eram bandas com um pouco mais de melodia, vocais limpos, o RDS é mais pesado, mais violento, mas sem deixar de lado a técnica.

VC - Quais temas a banda abrange em suas composições? Do que se tratam as letras?
Krug: Fatos do cotidiano, política, relacionamento, conflitos internos, destruição do planeta.

VC - Vamos explorar um pouco mais esse tema. Quais são as influências e como vocês definem o som da banda?
Krug: As influências vão desde o thrash metal oitentista passando pelo Black metal, até o Metalcore moderno.

VC - Vocês usam o metal como profissão ou apenas diversão?
Krug: Nem um nem outro (risos) não usamos como profissão porque não tem mercado pra viver somente disso e não levamos como brincadeira, porque investimos tempo e dinheiro na banda, é pra gente uma forma de expressão, e de convívio entre músicos e amigos que somos, mesmo fora do palco ou estúdio.

VC - Mas seria interessante viver profissionalmente da banda ou de musica? Percebo que RDS tem uma produção e material diferenciados, são poucas bandas na cidade que tem essa estrutura, como por exemplo, um myspace bem produzido. Então, o que a banda tem feito sobre esse assunto?
Krug: Sim, com certeza viver de música, só tocando, compondo, convivendo com os amigos e ainda poder viver com dignidade é um sonho pra todos da banda. Nosso myspace foi reformulado e temos sorte de ter 2 web designers na banda... (risos) 

VC - Como vocês fazem a divulgação da banda?
Krug: Principalmente via internet.

VC – Por exemplo, myspace e outros sites de relacionamento? Que acabamos de comentar, aproveite e divulgue os links da banda.
Krug: Usamos a internet como maior forma de divulgação, o pessoal pode nos achar no www.myspace.com/reddawnseasons, no orkut, twitter, e também no www.reddawnseasons.com.

VC - Há certo tempo, vocês estão divulgando no myspace o titulo “In Studio”, vocês estão gravando algo? Podemos esperar algo ainda para 2010?
Krug: Sim, estamos gravando nosso primeiro cd "de verdade" (risos). Quanto a sair ainda em 2010 não posso te afirmar, estamos fazendo tudo bem tranquilo, sem pressa, pra que saia exatamente como queremos. 

VC - E sobre a gravação de 2007, da demo “One Thousand Steps Before”. Esse é o primeiro registro da banda, certo? Como foi essa gravação?
Krug: Sim, foi nossa "demo", as músicas do myspace são desse EP, ele conta com 6 musicas, que eram todas as que tínhamos na época, essas 6 estarão também no cd. A gravação foi feita parte no estúdio que ensaiávamos na época, parte na casa do Marcio Seko, que foi nosso técnico d estúdio durante o processo, a batera foi gravada em estúdio, o baixo também, as guitarras e o vocal foram feitos na casa do Marcio, mas foi bem legal, aprendemos bastante com essa experiência.

VC – E os shows? Recentemente, vocês tocaram no Hangar. Como esta a agenda da banda? Existem novas datas?
Krug: Nosso próximo show é dia 05/11 no Hangar, fora isso ainda não temos novas datas.

VC - Como vocês vêem a cena Metal de Curitiba? Vocês acham que tem união ou ainda existe competição e rivalidade entre bandas?
Krug: A cena é legal, as bandas são boas, mas estamos carentes de lugar pra tocar, com o fechamento do Ópera 1, ficamos apenas com 2 bares pra tocar esse tipo de som, claro, esses bares oferecem estrutura legal e público que conhecem e curtem esse tipo de som, que é onde vale a pena tocar. Eu vejo hoje em dia mais união do que antes, não vejo rivalidade, com o tempo as bandas que tem esse tipo de atitude acabam terminando, ou ficam isoladas, sem crédito, o pessoal aprendeu que estamos todos no mesmo barco, e se a gente remar pro mesmo lado, tudo mundo vai pra frente, tem espaço pra todos.

VC - Com as bandas de Curitiba, rola alguma parceria em shows? Quais bandas vocês tem mais contato?
Krug: Sim, rola bastante, temos bastante contato com a banda Grade, Last Sight, Livin Garden e Rejection (Pantera cover).

VC - Chegamos ao final da entrevista, agradecemos muito a atenção e esperamos que mais oportunidades venham a  surgir com esse novo trabalho de vocês! (assim que estiver pronto, claro) Deixe suas ultimas considerações para os leitores do Arquivo Metal CWB, e contatos pra galera conhecer o som da banda!
Krug: Quero agradecer o blog em nome da banda pela oportunidade de divulgação, ao estúdio Hi Standart, ao pessoal do Livin Garden e do Rejection, e todo mundo pode conferir nossas novidades no nosso myspace, www.myspace.com/reddawnseasons, no www.reddawnseasons.com, no orkut e no twitter. Valeu !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário