13 de set. de 2011

Top 5: as melhores vozes do metal

Seguindo a idéia do "top 5", agora vamos falar daqueles que mais se destacam na banda e acabaram por seguir uma carreira solo. Vocalistas no mundo metal é o que não falta, afinal de contas dificilmente os fãs separam a voz (do vocal) da banda.

Escolhi os 5 melhores, tanto pela História escrita, quanto pela produção artistica e musical. Mas como sempre, geramos polemica, ja deixo o espaço aberto para os comentários. Mais uma vez vou começar em ordem decrescente, para manter o suspense.


5º - Paul Dianno

Pois então, pra quem não sabe, foi o primeiro vocal da Donzela de Ferro, gravou os 2 primeiros álbuns (Iron Maiden e Killers). Mas por problemas de comportamento seguiu carreira solo. Pois bem, por que ele esta entre os 5 melhores? Porque ele é o "véio loco", quem já viu show dele aqui em Curitiba sabe do que estou falando. Da carreira solo tem o importante álbum “Nomad”, que é considerado o melhor momento solo do Paul. Além do trabalho solo, participou apenas de um álbum das bandas "Praying Mantis" e "Killers", ambas no começo da década de 1990.


4º - Rob Halford

Esse é um dos grandes, imortalizou a voz do Judas Priest com clássicos do rock, tipo "Breaking the Law" e "Painkiller". Homossexual assumido, não interessa, o importante é a voz e a presença de palco dele, principalmente pela participação em álbuns "British Steel", "Screaming For Vengeance" e "Painkiller". Além do Judas e a carreira solo, participou do "Fight" na década de 1990, mas atualmente esta com o Judas Priest novamente. Se apresentou no Rock in Rio 3 (2001), tour do álbum "Resurrection", foi sensacional.


3º - Bruce Dickinson

Sem duvidas uma das melhores vozes do mundo metal, além de ser uma grande personalidade. Além de vocalista de uma das melhores bandas do mundo, é historiador, aviador, esgrimista.. enfim, o currículo é longo. Gravou a maioria dos álbuns do Maiden e tem uma importante carreira solo. No Maiden gravou importantes álbuns como, "Number Of The Beast", "Powersalve", "Fear Of The Dark", além do ao vivo como "Live After Death", da carreira solo, destaco "Accident Of Birth" e "The Chemical Wedding" e o ao vivo em que a tour passou pelo Brasil "Scream For Me Brazil". Bruce já declarou seu amor pelo nosso país, o que é muito curioso.


2º - Dio (R.I.P.)

Ronnie James Dio. Pois é, infelizmente quem viu, viu, quem não viu só em dvd. Considero o Dio, a voz do metal, não só pela qualidade musical, mas pela atitude. Já observaram como os álbuns do Sabbath que ele gravou são mais metal que os álbuns do Ozzy? Pois bem, participou do "Black Sabbath", após a saída do Ozzy, além do "Rainbow" e "Heaven And Hell". Da carreira solo, os destaques são "Holy Diver" e "Dream Evil", do Sabbath os impressionantes "Heaven And Hell", "Mob Rules" e "Dehumanizer". Mas infelizmente, devido ao câncer, partiu em 2010.


1º - Ozzy

Pois é, Ozzy Osbourne pode ser considerado uma entidade do metal, continua na ativa e sempre arrasando, mesmo que debilitado. A História de vida do Ozzy é fantástica, típica de livro que pode virar filme. Da fase solo destaco "Blizzard Of Ozz", "Bark At The Moon" e "No More Tears", da fase Sabbath, são os clássicos, como "Paranoid", "Master of Reality" e "Sabbath Bloody Sabbath".

Mais uma vez reitero o espaço aberto para os comentário..

7 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião o Dio é o melhor de todos,mas a escolha foi bem feita.

Flav disse...

Pô, a carreira solo do Bruce é horrivel .-. E faltou a Doro aí...

E concordo com o Anônimo ali. Dio é o melhor, forever and ever.

Anônimo disse...

Tambem concordo que o Dio é o melhor. Tecnicamente falando, sem duvida nenhuma, é muito superior ao Ozzy. Só, logicamente, nao teve o sucesso comercial que o Ozzy teve. Alias, o Ozzy na minha opiniao, tecnicamente falando, logico, nao esta nem entre os 10. E discordo do Paul Dianno nessa lista. Eu poderia citar no minimo uns 3 ou 4 para colocar no lugar dele. Warrel Dane, King Diamond, Ripper Owens, Geoff Tate, Mathew Barlow, Udo, Don Dokken, Klaus Meine (que pra mim é o 2º melhor dessa lista) por exemplo, no lugar dele facilmente.

Minha lista seria:

5º - Warrel Dane
4º - Geoff Tate
3º - Rob Halford
2º - Klaus Meine
1º - Dio

Agora, respeito a opiniao, mas discordo do amigo ali de cima... dizer que a carreira solo do Bruce é horrivel ? Tem no minimo 3 discos excelentes de METAL que sao Accident of Birth, Chemical Wedding (ESTE É NOTA 10. MELHOR QUE ALGUNS ALBUNS DO PROPRIO IRON MAIDEN NA MINHA OPINIAO) e o ultimo Tyranny Of Souls (IMPOSSIVEL CURTIR METAL E NAO GOSTAR AO MENOS DE UMA MUSICA DE UM DESSES DISCOS) e excelentes discos na linha mais Hard Rock como Balls To Picasso e Tattoed Milionare. O unico disco que realmente deixou a desejar da carreira solo dele foi o Skunkworks, que nao é um disco ruim, mas está abaixo do potencial que ele pode oferecer.

Seria isso !

Fica 1 abraço

GUSTAFAH (TERRORZONE)

Felipe Leite disse...

Paul Di Anno era um baita vocalista...mas hj em dia Paul Di Anno está um lixo total.

Bruce solo também acho um saco.

melhor carreira solo dos vocais do Maiden: BLAZE!

Dio é muito mais vocalista que Ozzy
mas se for analisar a CARREIRA como um todo e não apenas técnica (como acho que foi feito)...

Ozzy gravou...
Black Sabbath, Paranoid, Master of Reality, Vol. 4, Blizzard of Ozz, Bark at the Moon, etc, etc além sempre ter tido bandas absurdamente fodas com nomes como Jake E Lee, Rhandy Roads, Randy Castillo, Bob Daisley, etc,etc

Discordo totalmente que os álbuns do Sabbath com o Dio são mais metal que os com o Ozzy...Master of Reality e Vol. 4 são mais metal que qualquer coisa que o Dio tenha feito dentro e fora do Sabbath (mesmo o violento Dehumanizer), especialmente se analisar a época em que foram gravados...

analisando o quesito vocal apenas
minha lista seria (não necessariamente nessa ordem):

Dio
Rob Halford
Steve Grimmet
Doro Pesch
Biff Byford

Por fora: Ian Gillan, Kevin Dubrown, David Coverdale e Joe Eliiot.

Dylon disse...

Minha lista seria:
1 - Jorn Lande
2 - Dio.
3 - Bruce Dickinson
4 - Geoff Tate
5 - Warrel Dane

Anônimo disse...

É, essa lista sem duvida é a melhor ,não há como ser diferente!!!

Anônimo disse...

udo dirkschneider?

Postar um comentário