20 de mai. de 2010

Resenha: as "pedras fundamentais" de Dio em Holy Diver



Depois de sacudir o mundo com participação em excelentes discos do Rainbow e do Black Sabbath, Ronnie James Dio deu o start para sua longa e fértil carreira solo com "Holy Diver", um excelente álbum que conseguiu aliar com êxito a pegada do hard rock com o peso do heavy metal. Este registro é especial não apenas por se tratar do "primeiro disco solo de Dio", mas também por evidenciar, ainda mais, as qualidades musicais deste pequeno titã que, mesmo tendo partido há pouco, já nos faz sentir densos sinais da sua ausência.

O disco possui algumas pérolas que se transformariam posteriormente em "pedras fundamentais" da carreira de Dio. Prova disto é a faixa de abertura, "Stand Up and Shout", canção vibrante que faz o ouvinte literalmente "levantar e gritar" de imediato ao seu comando; e a vultuosa "Don't Talk to Strangers", que evidencia um excelente fraseado de seis cordas proposto pelo guitarrista Vivian Campbell que, por sua vez, é corretamente levado às alturas pela voz extasiante de Dio.

Outro destaque obrigatório vai certamente para a eternamente clássica "Rainbow in the Dark". Canção fomentada por um excelente e marcante riff, contraposto ao excelente desempenho do tecladista Jimmy Bain (que já havia trabalhado com o Rainbow anteriormente), "Rainbow in the Dark" faz com que 11 entre 10 headbangers chacoalhem intensamente sua cabeça ao ouví-la. Naturalmente, esta música virou uma espécie de referência do trabalho de Dio, e ajudou "Holy Diver" a receber disco de platina nos Estados Unidos, prova cabal do reconhecimento do valor artístico e comercial que Dio estava começando a trilhar com esta nova fase de sua carreira.

"Holy Diver" merece ser destrinchado e resenhado faixa-a-faixa, mas este não é o nosso intento aqui, sob pena da resenha se tornar quase que uma síntese ou crônica. A partir desta "pincelada" inicial e ilustrativa, cabe ao ouvinte descobrir as maravilhas que este disco pode prover, afinal, esta é uma das muitas maneiras de deixarmos que o mito de Ronnie James Dio continue vivo entre nós.
Cheers!!!

Set List:

1. Stand Up and Shout
2. Holy Diver
3. Gypsy
4. Caught in the Middle
5. Don't Talk to Starngers
6. Straight Through The Heart
7. Invisible
8. Rainbow in the Dark
9. Shame on the Night

CLIQUE AQUI P/ FAZER O DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário