16 de ago. de 2010

Resenha: Choke com "Latino Revolution"


Por Vito Cuneo

Demorou mais saiu. A banda curitibana Choke está disponibilizando a versão promo do CD "Latino Revolution". Pois é, "Promo CD", pois a banda está buscando investimentos para reproduzir o trabalhoi.  O guitar Fausto revelou que estão procurando contatos para fazer a versão debut.

O título "Latino Revolution" casa bem com o que a banda produz,. Som pesado e de atitude. Três destaques a fazer: 1º. as músicas são boas, tem pegada Metal com influências modernas, com o diferencial nas letras; são 12 músicas, dessas existem composições em inglês, português e italiano. 2º. a timbragem da gravação, poh, sinistro, gostei da regulagem. 3º. a produção gráfica: simples mas direta, contém todas as informações necessárias, contatos, nomes das músicas, imagem da banda.

Segue pequena analise de cada música:

1. Fuck you. (1:27) – Ótima abertura, o riff inicial mostra o que vamos escutar. Som rápido, pesado, variado, com blast e partes cadenciadas. Ótimo aperitivo do CD.

2. Alianzas y Parejas. (2:28) - Mantendo a pegada entre o Metal e Hard core, a segunda musica tem mais partes cadenciadas. O riff da guitar gruda, é a típica musica que da vontade de pular.

3. Represent Accion. (1:35) - A terceira musica, mantém a pegada metal, mas com variações no vocal, em partes o vocal fica mais falado do que berrado. Lembra-me um pouco do Rage Against the Machine. Na moral, o Choke tem identidade própria, não estou comparando as bandas.

4. Latino Revolution. (1:35) - Ta ai uma musica que merece destaque, tanto pelo barulho, quanto pela idéia da letra. A musica começa com uma linha de baixo e a guitar faz mais um riff que gruda, mas é tiro curto.

5. Cultura y Fusiles. (3:03) - Essa musica, me parece a continuação da anterior, sabe a sensação de que a musica não terminou? Que só rolou uma pausa? Então é mais ou menos isso ai. Gostei dos temas da letra, sobre as revoluções latinas (Zapatismo), mais uma vez a guitarra marca a musica, riffs curtos, bem casados com a batera. Boa musica.

6. Viva Nuestra Gente! (2:04) - A sexta musica, muda os padrões até aqui apresentados. O instrumental cai para o grinde, mas como sempre, com as variações, quando começa o vocal, voltamos ao que o Choke sabe fazer de melhor. Na metade da musica aprecem uns riffs com distorção, típicos da fase Roost do Sepultura. Mais uma vez, repito, Choke tem personalidade, não estou comparando, nem tirando créditos da banda. (Fudido, to curtindo o rock)

7. Commercial Hemp. (2:38) - Ta ai mais uma variação, essa musica com variação, dessa vez com influência do hip hop hemp, principalmente pela linha de vocal, que partes são falados e outras berrados.

8. La Mezcla (Feat. Mocambo). (2:04) - A oitava musica, vai na cola da anterior. O vocal tem as mesmas características, mas com mais partes faladas. Como diz o refrão: "Choke e Mocambo".

9. Politika Independiente. (2:31) - Com essa musica, voltamos a pegada metal - hard core. Gostei da linha da batera, com pedal duplo, bem alinhado com a guitar.

10. Dove Estare el Enrico? (2:32) - Mantendo a pegada metal, rock paulera, enfim, mais um "pé no ouvido". Essa musica tem elementos do metal core, riffs bem fechados, com batera tupa tupa, alternando com pedal duplo, ufa, muita informação numa musica só, mas ai que é bacana.

11. Cartel. (2:33) - A penúltima musica, começa dar um gosto de quero mais. Po, fico pensando o que o Fausto tem na cabeça, por tanta criatividade com os riffs. Essa musica é a típica, pula pula, como já me referi a (2) Alianzas y Parejas. Mas com partes mais rápidas que o comum, visto até o momento. Essa não pode faltar ao vivo.

12. Pia. (2:59) - Para fechar a gravação, diminuem o ritmo, mas mantém a pegada, musica em português. Fiquei contente com o resultado.

Para adiantar, dia 11-09 tem Choke ao vivo no Hangar, evento do Dead Shall Rise 2. Aguardem por mais informações.

2 comentários:

Anônimo disse...

C.h.o.k.e é foda! ouvi algumas músicas no myspace deles, e acho a resenha td aver msmo,grande banda.11-09 tô la no hangar.
Lucio

Anônimo disse...

Pra quem quiser dar uma conferida no nosso myspace, tem alguns sons novos e as letras tbm!

www.myspace.com/chokebrazil

Fausto

Postar um comentário