10 de mai. de 2011

Especial: 5 melhores do Thrash Metal

Em abril publicamos uma matéria especial, falando das 5 melhores bandas do Power metal, a idéia surgiu para tentar aquecer a cena para esse subgênero, acabei gostando da idéia e resolvi escrever também sobre as bandas de Thrash metal. Tarefa que considero difícil, pois curto muitas bandas nesse estilo e eleger apenas 5 é tamanha crueldade.

Resolvi então adotar um critério simples e objetivo, elencar as 5 bandas que tem um passado glorioso e ainda mantém a pegada na atualidade, assim diminuiria a concorrência.


Antes de começar uma rápida definição, que todo mundo já sabe, acredito. O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Oriundo ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da "NWOBHM" com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero era muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980. Em meados do fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuiam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, principalmente nos Estados Unidos. Portanto não é trash (lixo em inglês) e sim Thrash, que numa tentativa de tradução, pode ser rasgado ou esfolado. Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.

Feita as devidas apresentações, vou começar novamente na ordem decrescente, para gerar aquele suspense.

5º - Kreator (Alemanha). Pode-se dizer que o quarteto alemão esta fora dos trilhos. Nos últimos 15 anos acertam um a cada dois erros, me refiro ao Endorama, que ironicamente é chamado de Peidorama. Mas não podemos desprezar o passado dos caras, pois o Kreator é um dos ícones no thrash mundial, ou pelo menos europeu. Entre os 19 lançamentos, os álbuns “Pleasure To Kill” e “Extreme Aggression”, ambos da década de 80, dão esse status à banda. Kreator já tocou em
Curitiba, na tour do “Enemy of God”, nessa época a banda fazia muito sucesso em Curitiba, tinhamos inclusive um Kreator kover na cidade. Os principais álbuns são:

Pleasure To Kill (1986)
Terrible Certainty (1987)
Extreme Aggression (1989)

Coma Of Souls (1990)
Violent Revolution (2001)

4º - Testament (Estados Unidos). Essa é outra banda que esta fora do cenário thrash, pois o ultimo lançamento “The Formation Of Damnation” de 2008, não causou grande impacto. Mas, esses caras são uns monstros do thrash metal, refiro-me ao fato do vocal Chuck Billy ter se recuperado de um câncer na ultima década, e melhor do que isso, ter voltado aos palcos. Nessa época gravaram um DVD, Live London, que conta (em algumas musicas) com a formação original. Trata-se de Eric Peterson (guitar), Alex Skolnick (guitar), Greg Christian
(baixo), Louie Clemente (batera), além do próprio vocal Chuck. Mas merecem estar nesse topfive, principalmente por clássicos como “The New Order” e “Practice What You Preach”, ambos também da década de 80. São 16 lançamentos, incluindo álbuns ao vivo e coletâneas. Testament já se apresentou em Curitiba, inclusive quase que com essa formação original, só o batera que não veio, pois Nick Barker fazia parte da banda nessa época. Os principais destaques são:

The New Order (1988)
Practice What You Preach (1989)
Souls Of Black (1990)
Low (1994)
The Gathering (1999)

3º - Destruction (Alemanha). Essa é uma das bandas que honram o estilo. Principalmente porque fazem um som em powertrio, tudo bem que no final de década de oitenta e durante toda a década de noventa, tiveram outra formação que não rendeu muito, o que vale mesmo são os clássicos dos caras, como “Infernal Overkill” e “Eternal Devastation”, e o recomeço com (o perfeito) “The Antichrist” de 2001. Desde então a banda
mantém a pegada nos últimos lançamentos. A banda já se apresentou em Curitiba, 2 vezes, e o show de abril ficou para agosto. São 19 lançamentos, cada vez mais pesados e rápidos. Os principais álbuns são:

Infernal Overkill (1985)
Eternal Devastation (1986)
(EP) Mad Butcher (1987)
The Antichrist (2001)
Metal Discharge (2003)

2º - Exodus (Estados Unidos). Depois que o vocal Paul Baloff se foi, creio que todos pensaram que a banda iria morrer. Mas um cara chamado Rob Dukes, entrou para ser melhor e conseguiu ganhar seu espaço, mas acredito que o merecedor de todos os créditos é o guitar Gary Holt. Exodus é uma daquelas bandas que você escuta e já identifica pela batida ou pela timbragem, é uma das poucas que mantém a mesma pegada dos anos 80, inclusive em visual. A musica Piranha do álbum “Bonded By Blood” é uma dos clássicos da banda e do estilo. A banda já se
apresentou em Curitiba, inclusive com a ultima formação, só faltaram derrubar o extinto Opera1. São 14 lançamentos, ao longo da carreira. Os principais são:

Bonded By Blood (1985)
Pleasures Of The Flesh (1987)
Fabulous Disaster (1989)
Another Lesson In Violence (live) (1997)
The Atrocity Exhibition ... Exhibit A (2007)

1º - Slayer (Estados Unidos). Bom, poderia simplesmente resumir como "Os Reis do Thrash Metal", mas a banda merece mais. A banda mantém sua base desde o 1º álbum, “Show no Mercy” de 1983. Mudaram de batera apenas 2 vezes, em 1994, Dave Lombardo cede espaço para Paul Bostaph, mas em 2003, Lombardo volta. A banda tem 3 álbuns importantes para um thrasher: “Reign In Blood”, “South Of Heaven” e “Seasons In The Abyss”. Sendo “Reign In Blood” o mais importante. Mas a banda não para por ai, afinal não seriam 3 álbum que deixaria os caras no Top1, tanto que é uma das bandas do Big4. São 17 lançamentos, em 28 anos de banda, nunca tocaram em Curitiba, mas no dia 08 de junho teremos essa oportunidade. Os principais lançamentos são:

Show No Mercy (1983)
Reign In Blood (1986)
South Of Heaven (1988)
Seasons In The Abyss (1990)
Decade Of Aggression (1993)
God Hates Us All (2001)
Christ Illusion (2006)
World Painted Blood (2009)

Bom camaradas, espero que tenham gostado do texto, claro que não pude colocar todas as bandas, tive que decidir entre Anthrax, Sodom, Megadeth e até mesmo o Sepultura, que nos anos 80 era comparado com o Slayer. Dizem que o thrash metal esta com seus dias contados, mas esse texto prova que não, que temos muito à agitar ainda.

11 comentários:

Unknown disse...

excelente texto. sei que é um pecado, mas pra mim, eu colocaria o megadeath no lugar do destruction.

Felipe Leite disse...

Quase exatamente a lista que eu montaria...haha

só tiraria o testament e colocaria nuclear assault no lugar =P
também colocaria destruction na frente do exodus

tiraria o violent rebolation e colocaria endless pain, tiraria mad butcher pra colocar osentence of death e trocaria god hate us all por hell awaits


no mais...parabéns pelo post =)
muito bom

Vito Cuneo disse...

Ahhhh, agora todo mundo quer colocar alguma coisa.. sai fora!

hehe

Anônimo disse...

1º - SLAYER = RAINING BLOOD, SEASONS IN THE ABYSS, HELL AWAITS, SOUTH OF HEAVEN, SHOW NO MERCY

2º - EXODUS = FABULOUS DISASTER, BONDED BY BLOOD, PLEASURES OF THE FLESH, TEMPO OF THE DAMNED, SHOVEL HEADDED KILL MACHINE

3º - DESTRUCTION = INFERNAL OVERKILL, SENTENCE OF DEATH, ETERNAL DEVASTATION, RELEASE FROM AGONY, THE ANTICHRIST

4º - KREATOR = EXTREME AGRESSION, COMA OF SOULS, PLEASURE TO KILL, TERRIBLE CERTAINTY, VIOLENT REVOLUTION

5º TESTAMENT = THE GATHERING, THE NEW ORDER, THE LEGACY, PRACTICE WHAT YOU PREACH, LOW

MENÇOES HONROSAS = SODOM, ANTHRAX, FORBBIDEN, VIO-LENCE, OVERKILL e ninguem citou, mas na moral, depois do Raining Blood, o melhor disco de thrash da historia, é o BENEATH THE REMAINS...

MEGADETH = BANDA DE PIA DE PREDIO hahaha... na real, eu gosto de Megadeth, mas acho que depois do Rest In Peace, eles ficaram menos thrash. Mas os 2 ultimos albuns, na minha opiniao, sao os 2 albuns mais thrash que eles fizeram depois do RIP.

FICA 1 ABRAÇO

GUSTAFAH (TERRORZONE)

Unknown disse...

fala mal do megadeth, não, meu. Countdown to extiction e youthanasia também são bons pra caralho

Anônimo disse...

Countdown to Extintion e Youthanasia sao bons discos, mas sao discos de metal e nao thrash... thrash é TUPA-TUPA-TUPA-TUPA e nao TU-PA-TU-TU-PA-TU-PA-TU-TU-PA... pega Legions of the Dead do Testament (só para ser bem aleatorio) e compara com Train of Consequences (na minha opiniao, uma das melhores do Youthnasia) por exemplo. As duas sao musicas excelentes, mas UMA é Thrash (com TH maiusculo hehehe) e a outra é Metal, puro e simples... mas isso é uma discussao que dá um churras hein ??? Que tal ???? ahouehouhaoheoua... na mansao Cuneo ???

FICA 1 ABRAÇO

GUSTAFAH (TERRORZONE)

Vito Cuneo disse...

É, nem precisa de motivos pra um Churras la em casa..

Unknown disse...

bom, taí um bom assunto. "o que é o thrash metal". churrasco e debate.

hamilcar disse...

otima materia e otima lista! por meu gosto pessoal trocaria umas bandas hehe mas nao vou discutir isso agora hehe
mas faço questão de comentar uma coisa,no kreator tinha que colocar o endless pain né? :/ classico e quase todas as musicas nele foi feito cover por bandas grandes!
mas parabens! a proxima sera melhor 5 de death metal,deixem que eu faço :P

Vito Cuneo disse...

Pode fazer ai Bin!
Eu nem queria mesmo.. hehe

Júlio Dantas disse...

Bom,no meu ponto de vista...
Sodom, Kreator e Destruction... THRASH ALEMÃO!!!

Depois Slayer e a quinta fika complicado...
( Sepultura, Metallica, Megadeth ...)

Postar um comentário