17 de mar. de 2014

Review de CD: 7th Symphony - Written with Blood

O 7TH SYMPHONY é uma banda formada em 2010 na cidade de Paranavaí - PR e que atualmente se encontra baseada em Curitiba. Buscando seu espaço entre as principais bandas de Metal da região e, por que não, do país, lançou no ano passado seu disco de estreia, "Written with Blood". Encontrei por acaso o álbum num site de downloads (não vou mentir, hehe) e procurei dar uma orelhada pra conferir. E gostei do que ouvi.

A banda se auto intitula como sendo uma mescla de Symphonic com Prog Metal, mas eu senti também um lado Gothic Metal muito forte (ou Gothic Symphonic, tal qual bandas como Tristania, Epica, Nightwish e afins). Composições longas e bem trabalhadas são a tônica desse disco, que se destaca principalmente pela qualidade dos músicos e pela complexidade das composições.

Fazendo uma breve análise faixa a faixa, o disco inicia com uma bela peça de introdução instrumental ao piano com base pesada, "The First Seal", desembocando na primeira música épica, "Wonderful World" e seus 11 minutos de uma sonoridade intensa e bem variada - indo de belas melodias até passagens bem pesadas e carregadas - mostrando maturidade da banda já em sua estreia. A vocalista Juliane Carvalho se destaca com um estilo ora mais suave (me lembrou a Simone Simons do Epica) ora mais agressivo, sem apelar pra vocalizações soprano ou rasgado/gutural - bem comuns no estilo. "Strong Tower" vem na sequência, também longa mas mais direta.

"A Letter of Love" segue na mesma toada, uma música que começa bem melódica e com cara de balada, mas vai ficando pesada ao decorrer de seus 8 minutos. A breve intro "The Crying" abre alas para a semi balada "Repentance", pesada e delicada ao mesmo tempo. Fechando o álbum temos mais um épico, "Grace". Essa é a música mais rica do disco, com muitas variações, seja de tempo, ritmo e performance dos músicos destacada, mostrando a face prog da banda.

Liricamente a banda aborta temas místicos e religiosos, mas sem caráter doutrinador ou algo do tipo. Individualmente todos os integrantes se destacam, tanto nas vocalizações quanto nos instrumentos de teclas, cordas e percussão, mostrando que não se trata de músicos amadores. Único porém do disco (que, aliás, é um problema da cena brazuca em geral) é a produção/mixagem que poderia ser melhor. Muitos álbuns de bandas de Metal brasileiras só pecam em relação às gringas por conta da produção, aliás, tenho um pensamento de que a hora que melhorarmos nesse aspecto daremos aquele salto de qualidade que esperamos. Mas, no geral, o debut do 7th Symphony mostra qualidade e a banda tem potencial pra ir longe.

Written with Blood
7th Symphony

MS Metal Records
  1. The First Seal..............02:48      
  2. Wonderful World...........11:28    
  3. Strong Tower...............08:06    
  4. A Letter of Love...........08:10    
  5. The Crying..................00:56    
  6. Repentance.................05:24    
  7. Grace.........................09:54                                                                    46:46      
Integrantes:
Juliane Carvalho - Vocal
Léo Carvalho - Teclado/piano
Roger Duarte - Bateria
Filipe Souto - Guitarra
Ozeias Rodrigues - Baixo

Telefone: (41)9887-2914
E-mail: long_heired@hotmail.com
Origem: Paranavaí - PR (Brasil)
Residência: Curitiba - PR (Brasil)
Estilo: Symphonic Progressive Metal

Links:
http://tnb.art.br/rede/7thsymphony
http://soundcloud.com/seventhsymphony
http://www.facebook.com/7thSymphony
http://twitter.com/7thsymphony_
http://www.youtube.com/channel/UCTjpvLkxgFmBr8KZHMuB6Fw

Um comentário:

Juliano Neves disse...

Isso aí, boa resenha!
Mais alguns ajustes técnicos e maturidade para a banda se destacar...

Postar um comentário