25 de mai. de 2011

Um pouco sobre “As I Lay Dying” e “Heaven Shall Burn”


As I Lay Dying é uma banda cristã de metalcore dos Estados Unidos. Os membros são cristãos mais segundo Tim Lambesis nem todas as músicas falam sobre tema cristão abordam também experiências pessoais as músicas revelam de forma culta as batalhas que vivem como cristãos Foi formada em 2000 em San Diego, Califórnia. Logo após sua formação, a banda assinou com a gravadora Pluto Records e liberou seu primeiro álbum, "Beneath the Encasing of Ashes" em junho de 2001.

Em 2002, a banda gravou as músicas adicionais para o cd Split "As I Lay Dying/American Tragedy", lançado também pela Pluto Records. Depois de terem aumentado a popularidade, a banda assinou contrato com a Metal Blade Records em 2003. Em julho de 2003, lançaram o segundo álbum full-length da banda, "Frail Words Collapse". Sua turnê foi com bandas como: Himsa, Shadows Fall, The Black Dahlia Murder, By Nightfall, entre outras. Em junho de 2005, a banda lançou seu terceiro álbum "Shadows Are Security". Com ele conseguiram a participação no segundo palco do Ozzfest 2005. Em maio de 2006 ambos os cds: "Beneath the Encasing of Ashes" (gravado dois meses depois que a banda entrou na Pluto Records) e o split "As I Lay Dying/American Tragedy", foram regravados e re-lançados em um CD, denominado "A Long March: The First Recordings". O álbum contém as músicas originais e as re-gravações do split e do EP. Em 2009 fizeram seus primeiros shows no Brasil, em Curitiba e São Paulo, pelo disco "An Ocean Between Us", além de tocarem também na Argentina, no Chile e na Colômbia, como sequencia da "South American Tour 2009". Em 2010 a banda lançou o álbum "The Powerless Rise", que já era esperado pelos fãs. O CD traz músicas bem trabalhadas, sem sair do estilo original da banda. As principais canções são The Plague, Parallels e Anodyne Sea.

Atualmente a banda As I Lay Dying, tem o reconhecimento no estilo metalcore, e é considerada uma das melhores bandas do gênero, principalmente pelo publico teen. A banda é formada por cristãos. As letras demonstram, de maneira culta, as batalhas, os problemas e suas perspectivas como cristãos, porém, segundo Tim Lambesis, nem todas as letras se encaixam plenamente dentro do contexto da sua crença no cristianismo, pois também estão relacionadas à experiências pessoais.

Para o publico de “escola”, As I Lay Dyng é definitivamente a banda do momento na cena metal mundial, embora ainda seja praticamente ignorado pela mídia especializada no Brasil. O que chama a atenção para a banda é justamente o fato deles alardearem abertamente sua ideologia de vida, ou seja, o cristianismo, sem cair na velha discussão do White metal x Black metal. Pois acredito que esse publico teen não da a minima pra essa discussão.

Para completar a materia e a noite de domingo, Heaven Shall Burn é uma banda alemã de metalcore/death metal formada em 1996. Mas na verdade, seu primeiro nome foi Consense. Em 1998 a banda gravou o EP “In Battle There Is No Law”. Seguiu-se um álbum split com a banda “Fall of Serenity”, em 1999. Após estes lançamentos, a editora Lifeforce Records interessou-se pela banda.

Após a gravação do EP, a banda muda o nome para Heaven Shall Burn. Este nome é inspirado num álbum de Marduk, “Heaven Shall Burn… When We Are Gathered”. Apesar de não serem grandes fãns de Marduk, a banda gostou do nome e resolveu adotá-lo. A banda usa o termo Heaven, como metáfora para um falso paraíso, que impede as pessoas de verem claramente. Em Abril de 2000, após longos meses de trabalho, é apresentado o primeiro álbum Asunder. Ainda em 2000, gravam um álbum split com a banda Caliban. Após o lançamento do segundo álbum, Whatever It May Take a banda inicou uma tour pela Europa, América do Sul e Islândia. Por volta desta altura conheceram Olàfur Arnalds, que escreveu três faixas clássicas (Echoes, Risandi Von e Deyjandi Von) para o álbum Antigone, gravado em 2003. Este álbum é inspirado numa tragédia gregra, em que Antigone e Iokaste foram enterrads vivos numa sepultura de pedra pelo rei Creon. Para a banda esta tragédia é uma metáfora para a autocracia e a liberdade do indivíduo, numa tirania.

Depois de assinarem com a Century Media, lançaram os álbuns The Split Program II (2005), Deaf to Our Prayers (2006). Em 2008 é lançado um novo álbum, Iconoclast (Part 1: The Final Resistance). Se apresentam pela primeira vez no Brasil essa semana, em Curitiba no proximo domingo ao lado de “As I Lay Dying"


Serviço:
29/05 (domingo) Abertura da casa: 19h30

AS I LAY DYING (Estados Unidos)
HEAVEN SHALL BURN (Alemanha)

Local: JOHN BULL MUSIC HALL
R. Engenheiro Rebouças, 1645. Curitiba - PR
Fone: (41) 3026-5050

Ingressos $70 (promocional)

Locais da venda antecipada:

DR ROCK (Praça Rui Barbosa, 765 - Shopping Metropolitan - Loja 04, Curitiba-PR, fone: 0xx41 3324-0669). TÚNEL DO ROCK (Av. Marechal Floriano Peixoto, 34, Curitiba-PR, fone: 0xx41 3322 9502).

Venda de ingressos pela internet: www.liberationstore.net

Realização: Liberation Tour Booking

Informações gerais: info@liberationmc.com

Faixa etária: menores de 14 anos somente acompanhados de responsável.

Sites relacionados:
www.liberationmc.com
www.myspace.com/asilaydying
www.myspace.com/officialheavenshallburn


Nenhum comentário:

Postar um comentário