24 de abr de 2013

Resenha: "Thrash's Fest" - Espaço Cult 20/04/2013




Num ano que promete ser de grandes shows no país e na capital paranaense, tivemos no sábado, 20 de abril do ano vigente, uma celebração ao Thrash Metal; como manda a "cartilha oitentista" do estilo.


Seis bandas fizeram a alegria dos thrashers locais: Poison Beer e Jailor (Curitiba), Hate Your Fate (Cascavel), Tungsteno (Argentina), Anthares (São Paulo) e a muito cultuada Violator (Brasília).


Noite fria e outono, mas a temperatura no Espaço Cult ficou próxima do que é o Inferno! A abertura com os curitibanos do Poison Beer (banda recente mas que já conta com uma legião de fãs devotos) iniciou o aquecimento e posso afirmar com veemência que poucas vezes presenciei uma banda de abertura capaz de despejar uma descarga elétrica de elevados wolts no público!


Excelente som; mesclam na dosagem perfeita Thrash com Punk / Crust e até as raízes do Black Metal (Bathory, Hellhammer e Darkthrone como referência), além da grande presença de palco de todos - sem exceção. O set inteiro foi dukaralho, mas destaco como ponto alto a abertura com "Alcoholikiller" e "Lust in the convent" (foda - muito foda!) - mosh full time!


Na sequência, os cascavelenses do Hate Your Fate - que pelo E.P. imaginava o quanto as músicas seriam ainda mais empolgantes ao vivo; fato comprovado nos primeiros acordes de "Hot for a student" e "The least, the beast" - Crossover / Thrash de responsa, quem aprecia D.R.I. e Cryptic Slaughtere e C.O.C. (antigo) será fã de carteirinha desta banda também! Apresentação correta e coesa, mantiveram o estopim do mosh iniciado com a Poison Beer.


Logo após, Tungsteno - atração internacional, com seu Thrash Metal oitentista até o osso e cantado na língua mãe e que diga-se, funciona muito bem! Me lembrou em alguns momentos o saudoso V8. Grandes músicos (o guitarrista é fenomenal) e o vocalista é um sósia hermano do Coxa - vocal da Poison Beer! Mais uma apresentação de nível, testando a capacidade, o físico e o fôlego dos presentes!


A clássica banda curitibana Jailor veio logo após - apresentando músicas do 1º full lenght "Evil Corrupts" e duas novas composições (bem técnicas por sinal!); mas em virtude da minha empolgação com o banging e com o álcool diminuindo minha coordenação motora, não me recordo! São veteranos e sabem facilmente empolgar o público, mesmo este demonstrando certo cansaço devido as três bandas anteriores.


A lenda paulista Anthares subiu e era visível a ansiedade de todos para ouvir clássicos imortalizados no Thrash Metal brasileiro;  "Fúria", "Vingança", "No limite da força" e "Batalhas ocultas". Não me alongarei demais na descrição, mas resumo apenas numa palavra: emocionante! A dificuldade e o valor em ter este disco (único lançado pela banda) e ter o privilégio de escutá-lo ao vivo, só quem esteve lá para dizer o mesmo. Apresentaram duas músicas novas de um vindouro lançamento e certamente, estão no mesmo nível das citadas acima. Foi histórico!


Já eram 3:30 quando Violator subiu ao palco; e antes de iniciar sua apresentação, as palavras de agradecimento de Poney Ret para com o público - já exausto naquele momento, com as bandas do evento e com a organização como um todo. Apresentando o novo play "Scenarios of Brutality" (que ainda está no forno), o que dizer de hinos já imortalizados como "Atomic Nightmare", "United for Thrash", "Addicted to Mosh", "Deadly Sadistic Experiments" e  "The Plague Never Dies"? É a certeza de que o pescoço e a coluna levaram alguns dias para voltar ao normal! Mesmo com o equipamento já desgastado e com falhas durante a apresentação, ninguém reclamou. E ao término de tudo, era fácil perceber a satisfação de todos por esta noite memorável.


Ainda existe público em Curitiba para som autoral, felizmente. Que a segunda edição não demore a acontecer, como uma grande alternativa contra a mesmice "cover" que impregnou a cidade...

* Não tinha câmera para fotografias, as fotos anexadas fazem parte de postagem feita nos respectivos Facebook de cada banda, desde já, agradeço aos mesmos e ao fotógrafo (a) que fez o registro!








Nenhum comentário:

Postar um comentário