25 de jul. de 2013

Cine Metal: O que salva em Rock Star é a produção musical

Como todo filme comercial de Hollywood, Rock Star traz um enredo previsível, clichê e com lição de moral. Inspirado na trajetória de Tim “Ripper” Owens, segundo o diretor Stephen Herek, o filme retrata a vida de um cantor de uma banda que substitui o vocalista da banda da qual realizava covers, o Steel Dragon. O cantor Chris Cole é vivido por Mark Wahlberg. Na vida real, Tim Owens, que fazia covers do Judas Priest, foi chamado para substituir ninguém menos que Rob Halford.

Na ficção o que aparece é a vida glamorosa de uma estrela do rock, regada a bebidas, festas, mulheres e drogas. A persistência do cantor, motivado por sua namorada e empresária (Jennifer Aniston), é o que o leva a conseguir atingir seus objetivos, repetindo a velha fórmula de livros de autoajuda do “seu sucesso depende da sua disposição”.

O que se salva na produção é a parte musical do filme, que contou com um time de primeira. Jeff Pilson, do Dokken, compôs as linhas de baixo. Zakk Wylde, lider do Black Label Society e ex-guitarrista de Ozzy Osbourne, faz algumas pontas no filme como o guitarrista do Steel Dragon. A bateria foi tocada por ninguém menos que Jason Bonham, filho do lendário John Bonham, baterista do Led Zeppelin. E os vocais foram gravados pelo não tão famoso Miljenko Matijevic e por Jeff Scott Soto, que chegou a cantar com o fenômeno das guitarras Yngwie Malmsteen.

Outro músico que faz uma ponta no filme é Myles Kennedy, vocalista que cantou com Slash em alguns álbuns. Seu papel é o do fã que substitui o personagem Chris Coles ao final do filme. Aliás, o final é outro ponto fraco do filme. Depois de viver o sonho de ser um rock star, o cantor “se encontra” como vocalista de uma banda grunge. Como se o mundo do rock fosse uma ilusão passageira, um estágio a ser vencido para uma fase mais madura.

No que diz respeito às composições, também há relações com músicos reais e famosos do mundo do rock. A música "Stand Up" é de autoria de Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen. Ele chegou a utilizar a música em seu disco "Not for Sale", de 2002. Já "Long Live Rock 'N' Roll", é na verdade, a cópia de uma música composta por Ritchie Blackmore e o saudoso Ronnie James Dio. Na realidade, a trilha sonora do filme traz 14 músicas. Confira a lista:

Everclear: "Rock Star"
Steel Dragon: "Livin' The Life"
Motley Crue: "Wild Side"
Steel Dragon: "We All Die Young"
Steel Dragon: "Blood Pollution"
Bon Jovi: "Livin' On A Prayer"
Steel Dragon: "Stand Up"
Ted Nugent: "Stranglehold"
Steel Dragon: "Wasted Generation"
Kiss: "Lick It Up"
Steel Dragon: "Long Live Rock & Roll"
INXS: "Devil Inside"
Verve Pipe: "Colorful"
Trevor Rabin: "Gotta Have It".


Ficha técnica: 
Título: Rock Star
Gênero: Musical
Direção: Stephen Herek
Roteiro: John Stockwell
Elenco: Deborah Leydig, Dominic West, Jamie Williams, Jason Flemyng, Jennifer Aniston, Mark Wahlberg, Timothy Olyphant, Timothy Spall
Produção: Robert Lawrence, Toby Jaffe
Fotografia: Ueli Steiger
Trilha Sonora: Trevor Rabin
Ano de lançamento: 2001
País: EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário