15 de abr. de 2013

CineMetal: Get Thrashed traz a origem do thrash metal

Você sabe a origem do termo thrash metal? Pois há um filme que explica isto e muito mais. Inaugurando a série CineMetal, o Arquivo Metal CWB publica a primeira de várias resenhas de filmes e documentários sobre heavy metal. Trata-se do longa “Get Thrashed: a história do thrash metal”, lançado em 2006 pela produtora norte-americana Saigon 1515 e premiado em diversos festivais.

Dirigido por Rick Ernst, o documentário faz uma viagem pelos anos 1980, trazendo os principais ícones do thrash metal mundial, com uma forte dose de “norte-americano-centrismo”. Músicos e produtores de bandas como Metallica, Slayer, Exodus, Overkill, Anthrax e Megadeth figuram como a vanguarda thrash, em três grandes cidades norte-americanas: Los Angeles, San Francisco (Bay Area) e Nova York.

Os elementos necessários para o florescimento de um novo subgênero do heavy metal são explorados neste trabalho. Dentre os principais fatores estava o surgimento de jovens, inspirados pelo movimento punk e pela New Wave of British Heavy Metal, em oposição às bandas do mainstream, rotuladas de glam rock. Na época os cabelos repicados, roupas reluzentes, entre outros adereços, e letras sobre festas e sexo eram a fórmula do sucesso para bandas de rock nos EUA.

Paul Baloff (Exodus) aparece no vídeo convocando thrashers para uma batalha: “Kill the posers”, gritava para um público ensandecido que incorporou o mosh pit ao heavy metal. Marcado pelos modos de se vestir e pela crítica social, as bandas thrash’s saíram do underground para rapidamente assinarem contratos com as principais gravadoras da indústria fonográfica, reorientando o mercado.

O documentário traz relatos de vários outros personagens que explicam os bastidores e os fatores que resultaram no fenômeno thrash. Cita ainda a cena alemã, com destaque para Kreator e Destruction. Na América Latina, Sepultura e Brujeria são lembrados.

Inspirador, o trabalho de Ernst é uma viagem que traz para qualquer headbanger um pouco da sensação vivida em um período extremamente rico para o heavy metal. Faz querer viver aquele período e meter a primeira camiseta de banda thrash, calça jeans justa, colete jeans com paths e tênis cano alto branco e sair por aí bangeando no primeiro show underground que encontrar.

Ficha:
Título Original: Get Thrashed: The Story of Thrash Metal
Direção: Rick Ernst
Produtores: Rat Skates, Rick Ernst
Produtora: Saigon 1515
Gênero: Documentário
Lançamento: 2006
Idioma : Inglês
País de origem: EUA
Site oficial: http://www.getthrashed.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário